Biografia

Bruno Catarino Bispo nasceu no Rio de Janeiro, RJ. Concluiu graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2006, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2008, e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto, Portugal, em 2015.

De 2009 a 2012, foi Professor Assistente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). De 2015 a 2019, foi Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio. Desde 2019, é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

Tem ministrado disciplinas nas áreas de sinais e sistemas, processamento digital de sinais e processos estocásticos. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de processamento digital e estatístico de sinais, processamento de fala, filtragem adaptativa, e aplicações de aprendizado de máquina. Orientou ou coorientou 8 trabalhos de conclusão de curso e 6 dissertações de mestrado. Publicou 15 artigos científicos em revistas técnicas especializadas, 28 artigos em conferências científicas nacionais e internacionais, e 2 patentes. Participou em 5 projetos de consultorias técnico-científicas para empresas.

No ensino médio conquistou medalha de bronze na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro. Durante o doutorado, foi convidado a fazer uma breve apresentação da sua tese ao Primeiro-Ministro de Portugal, Sr. Pedro Passos Coelho, como exemplo de tecnologia desenvolvida na Universidade do Porto. A apresentação decorreu na conferência Empreendedorismo 2020, realizada na Associação Nacional de Jovens Empreendedores de Portugal (ANJE), Porto, Portugal, em Março de 2015. No mesmo ano conquistou o segundo prêmio no iUP25K – Concurso de Idéias de Negócio da Universidade do Porto.

Informações mais completas e detalhadas da atuação profissional podem ser encontradas no Currículo Vitae na plataforma Lattes do CNPq ou na plataforma ORCID.